Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2175
Título: | Entre saberes e culturas (afro)franciscanas: por um ensino de língua portuguesa culturalmente sensível |
Autor(es): | Nascimento, Ana Kézia dos Santos |
Palavras-chave: | Cultura afro-brasileira Língua portuguesa - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA) Sociolinguística - São Francisco do Conde (BA) |
Data do documento: | 5-Abr-2021 |
Citação: | NASCIMENTO, A. K. S. (2021) |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar a associação entre a cultura local do município de São Francisco do Conde (BA), particularmente a cultura da população afrodescendente, e os recursos pedagógicos para o aprimoramento das práticas de letramento dos estudantes do ensino fundamental, anos finais. Motiva teoricamente essa investigação a Sociolinguística Educacional, área da Sociolinguística, que defende a inclusão em sala de aula das discussões acerca da variação linguística. Nessa perspectiva, a Pedagogia Culturalmente Sensível propõe aos professores que adotem posturas que valorizem os saberes dos estudantes, levando em consideração os aspectos sociais que agem diretamente na construção da identidade do indivíduo. Essas perspectivas propõem-se a contribuir com os problemas educacionais, sobretudo no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem das variedades cultas da Língua Portuguesa, por meio da legitimação das variedades culturais dos alunos. Nesse sentido, a discussão sobre os conceitos de norma culta, norma popular, variedades estigmatizadas, além dos conceitos de cultura popular e cultura erudita, se mostram imprescindíveis para o enriquecimento desse trabalho. A partir dos conceitos e ideias discutidas, apresentamos materiais didáticos, a saber, sequências didáticas voltadas para as manifestações da Cultura Afro- Brasileira de São Francisco do Conde, a fim de que os professores da rede básica de ensino, bem como os professores em formação, tenham como inspiração as ideias aqui construídas. Assim sendo, esse trabalho visa contribuir com os diálogos socioeducacionais e permite novas discussões acerca dos conceitos trabalhados. |
Descrição: | NASCIMENTO, Ana Kézia dos Santos. Entre saberes e culturas (afro)franciscanas: por um ensino de língua portuguesa culturalmente sensível. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2175 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_mono_ananascimento.pdf | 2021_mono_ananascimento.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.