Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2191
Título: Metodologia do ensino da escrita em crianças do 1° ano do Ensino Fundamental: propostas metodológicas
Autor(es): Santos, Luciana dos
Palavras-chave: Alfabetização - Brasil
Letramento - Brasil
Professores de Ensino Fundamental - Formação
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SANTOS, L. (2021)
Resumo: Todas as sociedades possuem algum tipo de educação. A presente pesquisa analisa a educação formal especialmente, aquela que ocorre no ensino fundamental I. Vivemos numa sociedade em que a alfabetização e o letramento ocupam um lugar de destaque. Quem não sabe ler direta ou indiretamente é excluído em diferentes contextos da vida social. A leitura é fundamental para compreender as regras e as funções básicas do cotidiano. É tarefa da escola letrar e alfabetizar. Só que por vezes, as crianças terminam o ensino fundamental I, sem saber ler e escrever. É nesta perspectiva que nos propomos a discutir a problemática do ensino da escrita nas séries iniciais por forma a que possamos contribuir para uma educação de qualidade. Esta pesquisa questiona as metodologias usadas pelo professor na alfabetização dos alunos das séries iniciais e procura propor metodologias do ensino da escrita dos alunos neste nível. A pesquisa procura compreender os caminhos que os professores seguem para uma boa aprendizagem da escrita e da leitura com qualidade e de forma metodológica. Como hipóteses, avança-se a ideia de que há fraca formação do alfabetizador com qualidade para que possa ensinar consciente da sua metodologia; Há falta de materiais de ensino, o que dificulta de certa forma a criação de materiais de ensino; O professor se distancia do letramento, isto é, não leva em conta a realidade do aluno, o que pode provocar a desmotivação dos alunos; a melhor estratégia de ensino é aquela que “alfaletra” a criança para que tenha consciência das regras da escrita, diferenciando a língua falada da escrita. O objetivo geral da pesquisa é buscar meios que visam garantir a qualidade do ensino dos alunos das classes iniciais, possibilitando ao aluno de avançar em seus estudos com segurança e qualidade. De forma específica, a pesquisa visa refletir sobre as metodologias de ensino-aprendizagem; analisar criticamente projetos de intervenções (projetos pedagógicos); propor atividades que possam juntar a alfabetização e o letramento de forma sistemática respeitando as capacidades das crianças. Quanto ao método de abordagem a pesquisa escolheu o método hipotético-dedutivo. Quanto ao método de procedimento, a pesquisa é monográfica. Quanto as técnicas de coleta de dados usou-se como instrumento, o questionário destinado a 25 professores em exercício. O questionário é composto por 19 questões sendo 5 do tipo abertas e 14 fechadas. Da pesquisa se conclui que “alfaletrar” é fundamental, mas deve ser com qualidade. A formação dos professores é fundamental para além de investimentos em infraestruturas e em materiais didáticos. Uma educação de qualidade proporciona a formação de cidadão livre da colonização, para além de ser capaz de exercer a cidadania de forma inteligente.
Descrição: SANTOS, Luciana dos. Metodologia do ensino da escrita em crianças do 1° ano do Ensino Fundamental: propostas metodológicas. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2191
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_lucianasantos.pdf2021_mono_lucianasantos.pdf868,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.