Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2194
Título: A colocação pronominal do português de Luanda: um estudo a partir do rap
Autor(es): Esteves, Valdimiro Dias
Palavras-chave: Língua portuguesa - Gramática
Língua portuguesa - Luanda
Rap (Música) - Luanda
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: ESTEVES, V. D. (2021)
Resumo: Neste trabalho, objetivamos apresentar um estudo preliminar da colocação pronominal no português falado em Angola, em específico, o português falado na província de Luanda a partir do gênero musical rap. Sabendo que a colocação pronominal é uma característica linguística que diferencia o português brasileiro e o português europeu, nos debruçamos sobre o trabalho pioneiro de Miguel (2003): Dinâmica da pronominalização no português de Luanda. Em seu estudo, Miguel apresenta um panorama da colocação pronominal no português angolano a partir de produções escritas da imprensa e de estudantes em ambiente de ensino, ou seja, o foco de seu estudo era uma abordagem da realização de uma escrita formal, aproximando-se de uma norma dita culta. Ficamos, instigados, portanto, em verificar a colocação pronominal no português de Angola a partir de um gênero particular musical, o rap, que dialoga com uma norma culta e popular, considerando seus autores e o público-alvo. Assim, a partir de um conjunto de dez músicas, de cinco artistas, fizemos um levantamento da seleção e colocação dos pronomes oblíquos átonos em contextos de próclise, mesóclise e ênclise e a aproximação ou distanciamento dessas realizações com o levantamento apontado por Miguel e os estudos prescritivistas. Foi possível concluir que o português de Luanda tende a apresentar o uso preferível da próclise em relação à ênclise e a mesóclise.
Descrição: ESTEVES, Valdimiro Dias. A colocação pronominal do português de Luanda: um estudo a partir do rap. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2194
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_valdimiroesteves.pdf2021_mono_valdimiroesteves.pdf580,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.