Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2205
Título: Diversidade Linguística na Lusofonia: o Ensino de Português em São Tomé e Príncipe
Autor(es): Bandeira, Jessica do Rosário
Palavras-chave: São Tomé e Príncipe
Diversidade Linguística
Ensino da língua portuguesa
Multilinguismo
Data do documento: 23-Mai-2018
Citação: BANDEIRA, J. R. (2018)
Resumo: De acordo com Fava (2009), o português é o idioma materno de 99,8% da população de São Tomé e Príncipe. Apesar disso, convivem naquele território várias outras línguas, o que sugere situação de multilinguismo. Neste trabalho, mediante análise de livros didáticos e de entrevistas com os professores em exercício no país, investigou-se sobre o ensino de português no contexto referido. Pretendeu-se apurar como se dá o ensino de língua portuguesa na diversidade. Concluiu-se que, tal como aponta Pontifice (2007), o sistema de educação equipara todas as crianças que têm acesso à escola, sem levar em conta a sua situação linguística, o que pode acarretar prejuízos ao processo de aprender dos estudantes.
Descrição: BANDEIRA, Jessica do Rosario. Diversidade Linguística na Lusofonia: o Ensino de Português em São Tomé e Príncipe. 2018. 24 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2205
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA DO ROSÁRIO BANDEIRA TCC artigo.pdf2018_artjrbandeira.pdf435,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.