Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2208
Título: Guarda Municipal na intervenção da violência nas escolas: um estudo de caso no município de Maragogipe-BA
Autor(es): Sena, Ed Carlos Baião
Palavras-chave: Violência na escola - Maragogipe (BA)
Maragogipe (BA). Guarda Civil Municipal - Estudos de caso
Data do documento: 12-Jun-2021
Citação: SENA, E. C. B. (2021)
Resumo: Observa-se que de certa forma, episódios de violência nas escolas se tornaram cada vez mais frequente, crescendo os índices de forma extraordinária. Apesar das instituições de ensino ser um local de aprendizado, e que têm por essência desenvolver um sujeito integral, é recorrente verificar a presença de força policial em virtude de agressões contra professores e alunos, tráfico de drogas e atos de vandalismo. Violências essas que em certo momento, fogem do controle dos gestores escolares e dos agentes de segurança. Diante do exposto quais os tipos de violência e como são realizadas as intervenções pela guarda municipal de Maragogipe para o combate à violência? Desta forma, o objetivo do estudo é identificar os tipos de violência nas escolas enfrentados pela guarda municipal do município de Maragogipe-BA e medir os seus impactos. O estudo foi fundamentado nas contribuições e nos pensamentos dos seguintes autores: Barbosa (2018), Abramovay (2015), Sposito (2001 e 2002), Silva e Sales. A metodologia classifica-se quanto à abordagem como um estudo qualitativo, quanto aos objetivos, o estudo é descritivo e exploratório, quanto aos procedimentos é um estudo de caso e uma pesquisa de campo, realizada na guarda municipal do município de Maragogipe-BA com os guardas civis municipal. Dessa forma, conclui-se que é alto o índice de violência nas escolas públicas, o que demanda com urgência, políticas públicas de enfrentamento da questão. Portanto, são necessárias ações efetivas que envolvam, obrigatoriamente, a escola, as famílias e os órgãos públicos.
Descrição: SENA, Ed Carlos Baião. Guarda Municipal na intervenção da violência nas escolas: um estudo de caso no município de Maragogipe-BA. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2208
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_edsena.pdf2021_mono_edsena.pdf724,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.