Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2234
Título: Ideologia do ódio social e agenda econômica: análise do discurso crítica da sessão parlamentar do impeachment de Dilma Rousseff.
Autor(es): Oliveira, Fábio Paulino de
Palavras-chave: Análise do discurso
Manipulação ideológica
Cognição social
Agenda econômica
Ódio e afetos morais
Data do documento: 31-Jan-2020
Citação: OLIVEIRA, F. P. (2020)
Resumo: O objetivo é o de investigar relações eventuais entre a manipulação cognitiva de afetos sociais e a disputa de agendas econômicas, encerrada nas intenções dos pronunciamentos desses parlamentares votantes. Mais especificamente, procuramos analisar se tais pronunciamentos se integram à conformação de uma espécie de populismo moral, como insumo ideológico a serviço de um consenso hegemônico e conservador - em torno da defesa e da aprovação de uma agenda econômica derrotada nas últimas quatro eleições presidenciais. Para o tratamento teórico-metodológico desse empreendimento, adotamos, como base, a abordagem sociocognitiva da Análise de Discurso Crítica (ADC) de Teun van Dijk (2008). A macrodivisão da pesquisa segue três cenas: teórico-conceitual, metodológica e analítica.
Descrição: OLIVEIRA, Ideologia do ódio social e agenda econômica: análise do discurso crítica da sessão parlamentar do impeachment de Dilma Rousseff. 2020. 176 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2234
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIO PAULINO DE OLIVEIRA Dissertação.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.