Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
Título: Fradique em dois tempos: "a correspondência de Fradique Mendes" (século XIX) à "Nação Crioula" (século XX)
Autor(es): Silva, Rosilene Barbosa da
Palavras-chave: Carlos Fradique Mendes
Colonialismo
Século XIX
Século XIX
Século XX
Pós-colonialismo
Data do documento: 20-Mar-2019
Citação: SILVA, R. B. (2019)
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar uma leitura da personagem Carlos Fradique Mendes, criado por Eça de Queiróz, no século XIX na obra “A Correspondência de Fradique Mendes” (1900), a partir da sua “revivência”, no romance “Nação Crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes” (1997), de José Eduardo Agualusa, tomando, para este último, o viés teórico das leituras do pós-colonialismo, uma linha de reflexão dos denominados Estudos Culturais que avaliam as possíveis consequências da colonização praticada pelos países imperialistas e a sua abordagem na produção cultural, principalmente nas literaturas dos países submetidos a tal processo.
Descrição: SILVA, Rosilene Barbosa da. Fradique em dois tempos: "a correspondência de Fradique Mendes" (século XIX) à "Nação Crioula" (século XX). 2019.14 f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosilene Barbosa da Silva_ARTIGO.pdf2019_art`rbdasilva.pdf349,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.