Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2257
Título: Quem sou eu: identidades e apropriação da língua portuguesa como segunda língua por professores indígenas do Alto Javari-AM
Autor(es): Santos, Denilson Lima
Palavras-chave: Aquisição da segunda língua
Linguística aplicada - Alto Javari (AM)
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Alto Javari (AM)
Data do documento: Out-2017
Editor: Departamento de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Ponta Grossa
Citação: SANTOS, D. L. (2017)
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de textos produzidos por professores indígenas participantes do PARFOR do Alto Javari, no estado do Amazonas. O curso de formação é ofertado para docentes que atuam nas escolas de suas comunidades, levando-se em conta o respeito às características étnicas de cada grupo. Faz-se aqui um recorte sobre o letramento (Soares, 1999) como uma perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua. Do mesmo modo, se faz necessário observar a abordagem utilizada pelo mediador da disciplina (Almeida Filho, 2014), bem como a dos aprendentes na aquisição da língua alvo. Esta pesquisa dialoga também com conceitos de outras áreas do conhecimento para entender o objeto investigado no contexto do ensino de línguas. Para estabelecer a apreciação do tema aqui estudado, utilizamos o método hermenêutico com o intuito de interpretar os materiais escritos por estudantes quando fizeram a disciplina Língua Portuguesa Para Fins Específicos. Os materiais coletados, com autorização dos participantes do curso, são resultados de atividades realizadas no transcorrer do componente curricular. A meta foi observar e analisar o uso da LPL2 pelo informante, quando este se descreve como sujeito autor de seu processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: SANTOS, Denilson Lima. Quem sou eu: identidades e apropriação da língua portuguesa como segunda língua por professores indígenas do Alto Javari-AM. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, 2., 2017, Ponta Grossa. [Anais]. Ponta Grossa: UEPG, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2257
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - Docentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_arti_denilsonsantos_06.pdf2017_arti_denilsonsantos_06.pdf273,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.