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Título: A disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um debate necessário entre a lei 13.415/2017 e as propostas da BNCC (2015- 2018)
Autor(es): Oliveira, Brena Kecia Andrade de
Palavras-chave: Lei 13.415/2017
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Sociologia
Política curricular
Data do documento: 21-Mar-2014
Citação: OLIVEIRA, B. K. A. (2014)
Resumo: O presente artigo objetiva contribuir com as discussões associadas ao setor educacional no Brasil, especificamente no que tange à reforma do ensino médio, subsidiada pela Lei 13.415/2017. Propomo-nos a compreender a relação dessa regra com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas versões 2015/2018. Nossa hipótese é a de que houve mudanças significativas referentes à presença e à ausência da disciplina de Sociologia no processo de constituição da BNCC. Desse modo, problematizamos centralmente os impactos que a imposição legislativa ocasiona para a disciplina de Sociologia. O estudo apresentado é decorrente de uma pesquisa bibliográfica e documental que detém a perspectiva de explicitar e desnaturalizar os conteúdos postos nos documentos em menção, considerando que não vivemos em uma sociedade neutra/desinteressada. Para fundamentação do presente trabalho, utilizamos referenciais bibliográficos que discutem política educacional/curricular, democracia, globalização, neoliberalismo e ensino de Sociologia. Os resultados indicam que a educação é um âmbito que está em constantes disputas e tende a estar em consonância com os interesses dos agentes que ocupam o campo estratégico de poder. Por sua vez, a disciplina de Sociologia encontra-se em estado de contingência mais uma vez no currículo oficial, por não servir as intencionalidades da formação escolar objetivada pelo Estado atualmente.
Descrição: OLIVEIRA, Bruna Kecia Andrade de. A disciplina de Sociologia no Ensino Médio: um debate necessário entre a lei 13.415/2017 e as propostas da BNCC (2015- 2018). 2018. 19 f. Artigo(Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2272
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