Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2293
Título: O islã transnacional da África Ocidental à Bahia: imigração e comunidades afro-muçulmanas em Salvador e São Francisco do Conde
Autor(es): Djabi, Abdulai
Palavras-chave: Islamismo - Relações
Muçulmanos - África
Muçulmanos - Bahia
Negros muçulmanos
Data do documento: 24-Ago-2021
Citação: DJABI, A. (2021)
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o Islã transnacional e suas conexões entre a África Ocidental e a Bahia, buscando examinar como as comunidades afro-muçulmanas de Salvador e São Francisco do Conde articulam sua experiência imigratória e desenvolvem práticas religiosas que atravessam fronteiras. Para tal, o trabalho está dividido em quatro partes. A primeira introduz o problema da pesquisa e seu método, destacando o lugar do Islã nas Relações Internacionais de modo a compreender sua pertinência como campo de estudo. Posteriormente se discute aspectos da história global do Islã, considerando sua trajetória na África Ocidental e sua difusão no Brasil. A terceira parte volta-se para a formação do Centro Cultural Islâmico da Bahia (CCIB), em Salvador, e a quarta para a situação dos estudantes muçulmanos da UNILAB na cidade de São Francisco do Conde. Deste modo, o trabalho pretende analisar as conexões destas duas comunidades religiosas nas redes transnacionais do Islã, dando especial atenção ao lugar dos imigrantes muçulmanos oriundos da África Ocidental e residentes na Bahia.
Descrição: DJABI, Abdulai. O islã transnacional da África Ocidental à Bahia: imigração e comunidades afro-muçulmanas em Salvador e São Francisco do Conde. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2293
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_abdulaidjabi.pdf2021_mono_abdulaidjabi.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.