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Título: Usos e valor de panu-di-pinte nas cerimônias tradicionais do povo Papel em Biombo - (Guiné-Bissau)
Autor(es): Ié, Jacque Mário Almeida
Palavras-chave: Guiné-Bissau - Usos e costumes
Papel (Povo africano) - Usos e costumes
Tecidos - Estampagem - Guiné-Bissau
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: IÉ, J. M. A. (2021)
Resumo: Neste trabalho pretendemos analisar o uso e valor de panu-di-pinti nas cerimônias tradicionais da cultura de povo Papel, em Biombo (Guiné-Bissau). Entendendo o universo mítico de pano nas sociedades guineenses, exploramos concepções e usos que o povo guineense em geral tem e faz dos diferentes tipos de panu-di-pinti nas suas mais variadas classes sociais, econômicas e de identidades étnicas. Descrevemos a complexa, variada e viva presença de panu-di-pinti, suas semelhanças e diferenças nas sociedades urbanas e rurais do país, porque se compreende que cada meio ou espaço sempre apresenta certas características próprias, sendo influenciado por diferentes entes que o compõem, formando uma sociedade com suas formas que contemplam a todos; que enriquecem com seus detalhes. Assim, estudamos e apresentamos os contrastes de usos de panu-di-pinti nessas sociedades. Destacamos, especificamente, as concepções que o povo Papel tem e os valores que atribuiu aos diferentes tipos de panos usados em específicas cerimônias de sua cultura tradicional. E relacionamos esses panos entre si, entre as cerimônias e os valores que eles representam para o mesmo povo. Para isso, sintetizamos a utilidade da palavra cultura na sistematização de conhecimentos na Antropologia; a utilidade de panu-di-pinti na manutenção e unificação dos valores culturais e unitários de diferentes pequenos povos que compõem a nação guineense. Como também apresentamos as questões de sua origem e de seus principais fabricantes, destacados não para supervalorizar povos mais próximos a elas, mas como uma forma de demarcar seus pertencimentos mais característicos de suas identidades. Levando em consideração que o pano está presente em todas as manifestações culturais do povo Papel, fizemos uma delimitação consciente, na qual refletimos sobre os usos de panos em cerimônias de casamento, fanado, tomada de posse do poder tradicional, rituais fúnebres e toka-tchur; relacionando as interpretações tais usos com os valores que representam entre as sociedades Papel. Porque para esse povo, seus interesses sobre esse produto cultural são para ressignificação constante de seus valores e de sentido de responsabilidades para com suas tradições e de boas práticas mais antigas que podem inda servir no mundo contemporâneo, mas não são de perpetuação cultural. Isso não significa as suas práticas também podem ser entendidas como mecanismo de resistências contra-hegemônicas, lutando contraculturas valores culturas impostas por colonizadores nas sociedades/território colonizados. Logo, um dos nossos objetivos é contribuir com a sistematização epistemológica de culturas que por foram subalternizados ao longo da história de humanidade, e que nos dias mais atuais estão sendo alvos de constantes tentativas de expurgamento da mesma história. Esse posicionamento se faz presente nesse trabalho porque consideramos que os valores humanos devem ser percebidos com as contribuições de culturas patrimoniais de diferentes povos, e por estes definidos.
Descrição: IÉ, Jacque Mário Almeida. Usos e valor de panu-di-pinte nas cerimônias tradicionais do povo Papel em Biombo - (Guiné-Bissau). 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2318
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