Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2338
Título: Otchê-Geofilosofia: a criação de conceito em G. Deleuze e a Cosmologia Pepel
Autor(es): Indi, Galileu Gomes
Palavras-chave: Cosmologia pepel
Filosofia africana
Geofilosofia
Deleuze, Gilles, 1925-1995 - Filosofia
Data do documento: 30-Ago-2019
Citação: INDI, G. G. (2019)
Resumo: A cosmologia do povo pepel é gravitada com a "sucessividade" de criações, quer dizer, a ideia de imitar a criação primordial, pois a criação é o princípio principiante de tudo quanto existe. Ideia semelhante é encontrada em Gilles Deleuze para quem a filosofia é a criação de conceito. Se para Deleuze a criação de conceito se faz na relação entre o povo e a sua terra, entre o território e a terra - Geofilosofia, para o pepel a criação faz-se na "passação" de otchê para ossack. Esta "passação" abre um campo pronto para germinar conceitos voltados para planos, político e filosófico pepel. Entretanto, a presente lavra monográfica de conclusão de curso de bacharelado interdisciplinar em humanidades é uma pesquisa que consiste no desdobramento e alongamento do plano de trabalho de iniciação científica, parte de um projeto maior financiado pelo CNPq e visa privilegiar a criação de conceitos como dinamismo para superar as discussões em torno da filosofia africana. Enquanto os debates e as críticas proliferando sobre a etnofilosofia, procura-se com esta pesquisa uma nova forma de abordar a filosofia africana a partir dos autores mais contemporâneos como Achille Mbembe, Jean-Godefroy Bidima, Mogobe Ramose em diálogo com Gilles Deleuze. Está no intuito fazer a filosofia de diferença e de criação de conceitos sob o ponto de vista pepel através de levantamentos bibliográficos, elucidação de conceitos filosóficos e das entrevistas com entidades pepel. Assim, a trilogia "Cosmologia pepel" de Papa Paulo Nanque fornece conceitos que permitem a criação de novos conceitos originais visando recolocar a humanidade no ontológico, isto é, na imitação do Mito Fundador na sua criação primordial, criação de ossack. Esta repetição do ato primordial torna possível pensar a situação não só do povo pepel, mas sim da humanidade no mundo assim como da humanidade enquanto o mundo.
Descrição: INDI, Galileu Gomes. Otchê-Geofilosofia: a criação de conceito em G. Deleuze e a Cosmologia Pepel. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2338
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_galileuindi.pdf2019_mono_galileuindi.pdf757,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.