Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2347
Título: Capacitação de gestores em saúde: uma avaliação a partir do conceito do SUS e gestão em saúde
Autor(es): Chaves, Deirdre Viana
Medeiros, Isabela Stefane Magalhães
Chaves, Lívia Alves de Lima
Chaves, Maria Aurenilde Freire
Palavras-chave: Gerência
Saúde
Capacitação
Data do documento: 19-Jul-2014
Citação: CHAVES, D. V. et al. (2014)
Resumo: Há grande preocupação com o Sistema Único de Saúde quanto ao que está em sua proposta e o que é desenvolvido na prática. Considera-se que o profissional responsável pela gestão em saúde, seja na rede pública ou privada, deve ter formação que o qualifique para ocupar tal cargo. Objetivou-se avaliar a atuação dos gestores da 10ª região de saúde do Estado do Ceará considerando os conhecimentos prévios sobre SUS e a Educação Permanente em Saúde na formação dos gestores. Estudo exploratório, desenvolvido de novembro de 2013 a junho de 2014 com 11 Secretários Municipais de Saúde. Ao final foi constatado que tais profissionais apresentam faixa etária variando entre 30 e 40 anos, sendo a maioria do gênero masculino e que muitos não apresentam formação acadêmica na área atuante. Por meio desta pesquisa ficou evidente não haver qualquer relação entre sexo ou idade e gerência eficiente. Conclui-se que tempo no cargo é fator importante, mas não essencial para o bom desempenho. Diante dos resultados apresentados, verificou-se que os gestores encontram se capacitados na sua área de atuação, porém os mesmos identificaram muitas dificuldades para exercer sua função. Portanto, apesar da importância das capacitações para a excelência do desempenho profissional, diante da complexidade deste trabalho, os gestores necessitam de mais recursos para desempenhar adequadamente suas atribuições.
Descrição: CHAVES, Deirdre Viana et al. Capacitação de gestores em saúde: uma avaliação a partir do conceito do SUS e gestão em saúde. 2014. 12f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2347
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEIRDRE et al.pdf2014_art_dvchavesetal.pdf287,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.