Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2354
Título: Unaké: rituais de transição da mulher Bijagó da Guiné-Bissau
Autor(es): Fernandes, Itelvina José
Palavras-chave: Bijagó (Povo africano) - Ritos e cerimônias
Etnologia - Guiné-Bissau
Negras - Guiné-Bissau
Unaké
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: FERNANDES, I. J. (2021)
Resumo: Neste artigo, discuto sobre o Unaké, conjunto de rituais de transição da mulher Bijagó, da Guiné-Bissau, como uma das formas de emancipação feminina e de preservação dos costumes da sua sociedade, analisando a influência exercida por essas mulheres, incluindo o seu papel nas tomadas de decisão. Por meio de uma abordagem endógena, de caráter autoetnográfico, discuto a importância e os desdobramentos dos rituais femininos deste povo e como, por meio deles, as mulheres bijagós se percebem como agentes sociais. O desafio que se coloca é compreender as relações de gênero na formação e na organização social bijagó a partir do Unaké, levando-se em consideração os aspectos históricos, sociais e culturais nela implicados. São visibilizados modos de ser e viver de um povo considerado tradicional, historicamente representado de modo estereotipado, inclusive no processo de produção do saber científico.
Descrição: FERNANDES, Itelvina José. Unaké: rituais de transição da mulher Bijagó da Guiné-Bissau. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2354
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_itelvinafernandes.pdf2021_arti_itelvinafernandes.pdf203,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.