Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2363
Título: Dificuldades de aprendizado da língua portuguesa na Guiné-Bissau: uma questão de políticas e planejamentos linguísticos
Autor(es): Gomes, Braima
Palavras-chave: Língua portuguesa - Angola
Língua portuguesa - Morfologia
Data do documento: 23-Ago-2021
Citação: GOMES, B. (2021)
Resumo: Este é um Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Letras-língua portuguesa que tem como objetivo entender as dificuldades de aprendizado na Guiné-Bissau e propor uma solução a esse problema do ponto de vista da política linguística. O trabalho tem grande importância pois, através dele, as entidades competentes – Estado, Universidade e Linguistas – podem tomar providências para solucionar o problema constatado no ensino da Guiné-Bissau, a fim de evitar futuras consequências na educação. Para esta pesquisa foram estudados textos teóricos, documentos e foram realizadas entrevistas com estudantes guineenses no sentido de perceber sua relação com a língua portuguesa e com o crioulo. A pesquisa nos mostra que o português foi adotado como língua oficial e de ensino através de um decreto, mas é o crioulo faz parte do dia a dia dos alunos guineenses. A pesquisa ainda mostra que o crioulo tem um público falante maior que o público falante de português, o que caracteriza um entrave para o aprendizado de estudantes guineenses. É importante rever as políticas e os planejamentos linguísticos da Guiné-Bissau para que haja um avanço no ensino, na aprendizagem e na educação guineenses.
Descrição: GOMES, Braima. Dificuldades de aprendizado da língua portuguesa na Guiné-Bissau: uma questão de políticas e planejamentos linguísticos. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2363
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_braimagomes.pdf2021_mono_braimagomes.pdf553,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.