Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2365
Title: A maternidade entre saberes e fazeres: uma leitura da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus
Authors: Vieira, Elaine Cristina Vaz de Oliveira
Keywords: Escritoras negras - Brasil
Mães negras - Brasil
Negras na literatura
Issue Date: 23-Aug-2021
Citation: VIEIRA, E. C. V. O. (2021)
Abstract: O presente trabalho objetiva compreender, através da leitura de Quarto de despejo – diário de uma favelada, como Carolina Maria de Jesus - mulher negra, mãe e escritora – exercita a maternidade ao tempo em que enfrenta os desafios de sua turbulenta vida de favelada e catadora de papel. Em seu relato íntimo, mais do que o cotidiano de pobreza, revelam-se a descrição literária de realidades comuns a muitas mulheres negras e os obstáculos enfrentados para que sua escrita fosse reconhecida como literatura. Para essas reflexões, serão usadas como referências as obras de COLLINS (2015), GUIMARÃES (2018), RONCADOR (2008) e VASCONCELOS (2014), entre outras.
Description: VIEIRA, Elaine Cristina Vaz de Oliveira. A maternidade entre saberes e fazeres: uma leitura da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. 2021. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2365
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_arti_elainevieira.pdf2021_arti_elainevieira.pdf170,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.