Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2367
Título: O professor de Língua Portuguesa e as modalidades de Educação: um olhar para o curso de Letras da UNILAB/BA
Autor(es): Oliveira, Irlene Santos de
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - São Francisco do Conde (BA)
Professores - Formação - São Francisco do Conde (BA)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudos de caso
Data do documento: 24-Ago-2021
Citação: OLIVEIRA, I. S. (2021)
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a expectativa de compreender como a formação inicial do professor de língua portuguesa ofertada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) campus dos Malês- BA, no período de 2017.1 a 2020.1, se relaciona com o preparo dos futuros docentes para atuarem nas diversas modalidades da Educação. A reflexão crítica sobre a formação inicial do professor de língua portuguesa tem favorecido a oferta dos cursos de licenciatura, no intuito de humanizar as práticas pedagógicas. Diante disto, foi realizado um estudo procurando observar as contribuições da formação ofertada pelo Curso de Letras quanto ao letramento politico e à atuação docente nas diversas modalidades da Educação. Trata-se de um estudo centrado na área de Politicas Línguisticas e Formação de Professores de Letras. No presente estudo, foi observado a visão de docentes e discentes sobre o ensino de língua portuguesa e as modalidades de ensino, sendo respaudadas as questões do que é ensinar língua portuguesa diante dos objetivos e necessidades específica das diversas modalidades de Educação. Desse modo, a partir das analises foi possível questionar o processo de formação inicial ofertado pelo Curso de Letras da UNILAB, visando criar novos olhares para o curso, constatando uma necessidade de reflexão sobre os propósitos do curso e suas contribuições para as demandas sociais, a fim de contribuir para sua melhoria na qualidade de ensino.
Descrição: OLIVEIRA, Irlene Santos de. O professor de Língua Portuguesa e as modalidades de Educação: um olhar para o curso de Letras da UNILAB/BA. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_irleneoliveira.pdf2021_mono_irleneoliveira.pdf708,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.