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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Dairine Lara Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:30:49Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, D. L. T. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2372 | - |
dc.description | CARVALHO, Dairine Lara Tavares de. Currículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verde. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os livros didáticos de língua portuguesa e de história e geografia do 5° ano, utilizados nas escolas do ensino básico de Cabo Verde, que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. Por conta, disso avulta a seguinte questão problematizadora: de que forma os livros didáticos contribuem para o processo de construção de identidade dos estudantes? Trata-se de um estudo bibliográfico e de análise documental em que analisamos dois livros didáticos, sendo um da língua portuguesa e um de história e geografia do ensino básico, utilizados em Cabo Verde. Buscamos identificar como temas relacionados à valorização da cultura africana, encontram-se nos livros didáticos visando a construção identitária dos estudantes. Para tanto, optamos pela utilização da técnica de análise de conteúdo, na qual definimos um conjunto de quatro categorias: Língua Caboverdiana como fator identitário; Identidade e pertencimento étnico-racial; Representação geográfica de Cabo Verde e História de Cabo Verde. A partir dessas quatros categorias de análise buscamos identificar dentro dos livros didáticos elementos e aspectos culturais, históricos e linguísticos que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. A partir das análises dos livros didáticos, constatamos certos avanços em relação ao conteúdo ensinado nas escolas cabo-verdianas, porém frisamos a necessidade de uma mudança no paradigma educativo a partir da perspectiva da afrocentricidade, visando a descolonização curricular e das políticas curriculares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Cabo Verde | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Cabo Verde | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | Currículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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