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dc.contributor.authorCarvalho, Dairine Lara Tavares de-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:30:49Z-
dc.date.available2022-02-02T20:30:49Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, D. L. T. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2372-
dc.descriptionCARVALHO, Dairine Lara Tavares de. Currículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verde. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar os livros didáticos de língua portuguesa e de história e geografia do 5° ano, utilizados nas escolas do ensino básico de Cabo Verde, que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. Por conta, disso avulta a seguinte questão problematizadora: de que forma os livros didáticos contribuem para o processo de construção de identidade dos estudantes? Trata-se de um estudo bibliográfico e de análise documental em que analisamos dois livros didáticos, sendo um da língua portuguesa e um de história e geografia do ensino básico, utilizados em Cabo Verde. Buscamos identificar como temas relacionados à valorização da cultura africana, encontram-se nos livros didáticos visando a construção identitária dos estudantes. Para tanto, optamos pela utilização da técnica de análise de conteúdo, na qual definimos um conjunto de quatro categorias: Língua Caboverdiana como fator identitário; Identidade e pertencimento étnico-racial; Representação geográfica de Cabo Verde e História de Cabo Verde. A partir dessas quatros categorias de análise buscamos identificar dentro dos livros didáticos elementos e aspectos culturais, históricos e linguísticos que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. A partir das análises dos livros didáticos, constatamos certos avanços em relação ao conteúdo ensinado nas escolas cabo-verdianas, porém frisamos a necessidade de uma mudança no paradigma educativo a partir da perspectiva da afrocentricidade, visando a descolonização curricular e das políticas curriculares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Cabo Verdept_BR
dc.subjectLivros didáticos - Cabo Verdept_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.titleCurrículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verdept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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