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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Machado, Kellen Cláudia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:55:02Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:55:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, K. C. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2373 | - |
dc.description | MACHADO, Kellen Cláudia dos Santos. O efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantil. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na etapa da educação infantil. A questão central proposta foi a seguinte: até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil? O estudo foi uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, tendo como foco a realidade específica de uma escola em São Francisco do Conde-Bahia e os atores que estão envolvidos diretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos/as estudantes. Foi aplicado questionário aberto às/aos informantes, a saber: gestora, professoras e pais/responsáveis. Para análise das informações recolhidas por meio do questionário, utilizou o método de análise de conteúdo. A partir das análises, constatou-se que ainda há a necessidade de mais participação e interação ativamente desses responsaveis, visando inteiramente o processo de desenvolvimento da criança. Percebe-se que os pais, professores e a gestora têm a consciência da relevância da presença consciente e ativa dos pais, pois esta, ajuda na motivação e no processo de aprendizado dos/as estudantes; entretanto, falta mecanismos concretos da parte dos atores escolares para motivar os pais e falta-se dos pais o envolvimento qualitativo necessário, ou seja é necessário haver mais conscientização para esses responsáveis, e que os gestores precisam estar cada vez mais, desenvolvendo atividades que englobe a família e comunidade, para que assim um dia possa ser alcançado com sucesso essa parceria que depende de um coletivo (pais/responsáveis, todo corpo escolar, comunidade, e autoridades responsáveis), para que esse déficit passe a não existir, pelo menos não com tamanha demanda. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Influências dos pais | pt_BR |
dc.subject | Pais e filhos - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | O efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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