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dc.contributor.authorMachado, Kellen Cláudia dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:55:02Z-
dc.date.available2022-02-02T20:55:02Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationMACHADO, K. C. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2373-
dc.descriptionMACHADO, Kellen Cláudia dos Santos. O efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantil. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na etapa da educação infantil. A questão central proposta foi a seguinte: até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil? O estudo foi uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, tendo como foco a realidade específica de uma escola em São Francisco do Conde-Bahia e os atores que estão envolvidos diretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos/as estudantes. Foi aplicado questionário aberto às/aos informantes, a saber: gestora, professoras e pais/responsáveis. Para análise das informações recolhidas por meio do questionário, utilizou o método de análise de conteúdo. A partir das análises, constatou-se que ainda há a necessidade de mais participação e interação ativamente desses responsaveis, visando inteiramente o processo de desenvolvimento da criança. Percebe-se que os pais, professores e a gestora têm a consciência da relevância da presença consciente e ativa dos pais, pois esta, ajuda na motivação e no processo de aprendizado dos/as estudantes; entretanto, falta mecanismos concretos da parte dos atores escolares para motivar os pais e falta-se dos pais o envolvimento qualitativo necessário, ou seja é necessário haver mais conscientização para esses responsáveis, e que os gestores precisam estar cada vez mais, desenvolvendo atividades que englobe a família e comunidade, para que assim um dia possa ser alcançado com sucesso essa parceria que depende de um coletivo (pais/responsáveis, todo corpo escolar, comunidade, e autoridades responsáveis), para que esse déficit passe a não existir, pelo menos não com tamanha demanda.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantil - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectInfluências dos paispt_BR
dc.subjectPais e filhos - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleO efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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