Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, David Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T20:14:03Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T20:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, D. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2380 | - |
dc.description | SOARES, David Santos. Mulheres e formação docente: geração de uma família de professoras no município de Ipirá/BA. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma discussão de uma pesquisa realizada com mulheres professoras de uma mesma família e suas formações docentes. Tem como objetivo geral, verificar quais os fatores que levaram mulheres de diferentes gerações, a optarem pela formação e profissão docente. E como objetivos específicos: Compreender como se constituiu a formação docente no Brasil e a feminização do magistério; Analisar a percepção das mulheres professoras de uma mesma família, sobre suas formações para o exercício da profissão docente. Nessa perspectiva, foi feita uma abordagem sobre a formação dos professores, a feminização do magistério, geração e profissão docente. A metodologia de natureza qualitativa utilizou como técnica de coleta de informações a entrevista semiestruturada, aplicada a quatro professoras de uma mesma família que atuam nos anos iniciais de uma escola pública no Município de Ipirá- BA. Os resultados apontam que frente à falta de oportunidade no mercado de trabalho local, a única opção foi a escolha pelo magistério. Acentuam que mesmo diante das diversas dificuldades, a formação docente foi fundamental para o exercício da profissão e para a identificação com a docência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professoras - Formação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino de primeiro grau - Formação - Ipirá (BA) | pt_BR |
dc.title | Mulheres e formação docente: geração de uma família de professoras no município de Ipirá/BA | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_arti_davidsoares.pdf | 2021_arti_davidsoares.pdf | 184,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.