Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2382
Título: As relações Brasil-Angola: análise da cooperação sul-sul para o desenvolvimento no campo do Ensino Superior (2003-2016)
Autor(es): Sousa, Melánia Tomás Baptista de
Palavras-chave: Angola - Relações exteriores
Brasil - Relações exteriores
Educação - Cooperação internacional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudos de caso
Data do documento: 29-Out-2020
Citação: SOUSA, M. T. B. (2020)
Resumo: O Brasil tem se apresentado como um dos principais parceiros estratégicos de Angola, consequentemente a relação entre os dois países tem se fortificado cada vez mais em diversos setores. No campo da educação, especificamente no ensino superior, há a criação e fortalecimento de programas de pós-graduação. Tais programas revelam em certa medida o estado de cooperação no campo do ensino superior entre os dois países, destacando-se o fortalecimento do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O fio condutor desta monografia é a análise dos acordos feitos entre Angola e Brasil na área do ensino superior, destacando, sobretudo as políticas mais recentes dos oito anos do governo Lula que deram continuidade ao projeto nacional brasileiro de se tornar um país não apenas influenciador, mas principalmente formador das jovens mentes angolanas deslocadas para cá. Dentre as experiências escolhidas para serem estudadas estão o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sendo que das duas, a UNILAB se configura como o principal objeto de estudo desta monografia por se constituir no programa mais recente de intercâmbio entre os dois países. Com isso, pretende-se avaliar critérios, etapas e dinâmicas dos processos de seleção de estudantes angolanos que atualmente estão vinculados ao quadro discente da UNILAB. A análise desses dois programas de internacionalização do ensino superior brasileiro e angolano partiu da avaliação dos critérios, das etapa e das dinâmicas dos processos de seleção de estudantes africanos, de modo geral, e angolanos, em particular, para as referidas universidades federais no Brasil; por outro lado, foram realizadas entrevistas informais e semiestruturadas com a referida comunidade discente contemplada com o PEG – G e com a UNILAB. Por outro lado, e com base no método investigativo exploratório-qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de dados coletados em endereços eletrônicos oficiais do governo brasileiro e em bibliografias pertinentes ao tema.
Descrição: SOUSA, Melánia Tomás Baptista de. As relações Brasil-Angola: análise da cooperação sul-sul para o desenvolvimento no campo do Ensino Superior (2003-2016). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2382
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_melaniasousa.pdf2020_mono_melaniasousa.pdf466,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.