Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2397
Título: Gestão e funcionamento de um serviço de referência em tratamento de HIV/AIDSna percepção dos profissionais
Autor(es): Cordeiro, Viviane Prado
Lino, Caroline Rodrigues
Moura, Simone Gomes
Rodrigues, Shirley de Sousa
Palavras-chave: Planejamento
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Administração de Serviços de Saúde
Data do documento: 26-Fev-2016
Citação: CORDEIRO, V. P. et al (2016)
Resumo: Este artigo surgiu do interesse em avaliar um Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município de Fortaleza/CE, unidade voltada para o tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA). Assim, objetivou-se conhecer o funcionamento de uma unidade de SAE, a partir da percepção dos profissionais de nível superior e da assistência. Tratou-se de pesquisa qualitativa em que a amostra do estudo foi constituída por profissionais da saúde de nível superior, com experiência mínima de 02 anos na assistência à doença, atuando na unidade pesquisada. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa, resultando em uma categoria com respectivas subcategorias - Qualidade na Assistência no seguimento de normas e rotinas estabelecidas pelo Programa de DST/Aids (Acolhimento, Estrutura Física e Equipamentos, Quadro profissional, Articulação com outros serviços, Aspectos gerenciais). Verificou-se que, na visão dos profissionais entrevistados, a equipe de assistência deveria participar, de forma mais atuante, dos momentos de planejamento e avaliação do trabalho realizado pelo SAE e, sendo assim, contribuir com melhorias para o serviço, além de motivar a equipe dando a referida importância às experiências vividas e informações adquiridas ao longo do processo de atendimento. A falta de diálogo com o gestor e a ausência de diretrizes claras gera angústia entre a equipe, já que as decisões são tomadas sem a participação daqueles que estão diretamente ligados à prestação de serviço. Há uma preocupação no que se refere à articulação com outros serviços e relatam dificuldades de encaminhar os usuários para o atendimento na rede de saúde.Faz-se necessário refletir sobre a importância do seguimento de normas e rotinas estabelecidas em conformidade com as diretrizes do SUS, e ainda a atenção da gestão em relação às políticas públicas voltadas para o tratamento, prevenção e controle do HIV/Aids.
Descrição: CORDEIRO, Viviane Prado et al. Gestão e funcionamento de um serviço de referência em tratamento de HIV/AIDSna percepção dos profissionais. 2016. 28f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2397
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VIVIANE PRADO CORDEIRO et al.pdf2016_art_vpcordeiroetal.pdf704,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.