Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2413
Título: Os desafios da humanização dentro de uma Unidade de pronto Atendimento na visão dos gestores
Autor(es): Sousa, Francisco Ionário Nunes de
Carneiro, Nathália Angélica Holanda
Leite, Tereza Emanuelle Holanda Pereira
Monteiro, Terezinha Rocha
Araújo, Ticiane Barros Nogueira
Palavras-chave: Pronto atendimento
Humanização
Gestores
Práticas de saúde
Data do documento: 16-Jan-2016
Citação: SOUSA, F. I. N. et al (2016)
Resumo: O programa de humanização do SUS tem provocado mudanças no cenário nacional com impactos também na rede de atendimento de urgência e emergência. Foi objetivo desse estudo identificar os desafios enfrentados por gestores de unidades de pronto atendimento (UPA) no município de Fortaleza/Ce. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem exploratória da temática. Foi realizada entrevista com gestores médicos e enfermeiros de 18 unidades do município no período de novembro a dezembro de 2015. Um questionário estruturado foi utilizado para guiar a entrevista e registrado inicialmente em um gravador de voz. Os aspectos éticos foram respeitados com aprovação do comitê de ética em pesquisa. Os resultados apontaram que a política nacional de humanização do SUS não está clara para todos os gestores que apontam a ausência de uma política interna para efetivação da politicas nas UPAs. Os gestores apontam como fatores prejudiciais para a humanização a falta de recursos, a demanda de usuários em períodos sazonais e características pessoais dos profissionais. Pode concluir que os desafios para um atendimento humanizado veem sendo corrigidos com ações pontuais dos gestores sem uma política interna da instituição.
Descrição: SOUSA, Francisco Ionário Nunes de et al. Os desafios da humanização dentro de uma Unidade de pronto Atendimento na visão dos gestores. 2016. 14f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2413
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francisco Ionário Nunes de Sousa, Nathália Angélica Holanda Carneiro, Terezinha Rocha Monteiro e Ticiane Barros Nogueira Araújo.pdf2016_art_findesousaetal.pdf401,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.