Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2416
Title: O problema da contagem de faces laterais da justaposição de dois sólidos regulares: novas abordagens e resultados
Authors: Vasconcelos, Silvio Cesar Texeira de
Keywords: Visualização
Descobertas
História da matemática
Imaginação
Geometria espacial
Poliedros convexos
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: VASCONCELOS, S.C.T. (2021)
Abstract: Neste trabalho, vamos apresentar uma história recente sobre um simples problema de Geometria Espacial, mais precisamente sobre dois poliedros, que obteve uma grande repercussão, sendo página de um famoso jornal. O fato ocorreu quando uma organização de testes e avaliações cometeu erros de elaboração e correção. Mas isso, não passou despercebido por um aluno de ensino médio. Ele percebeu, através da visualização geométrica espacial, que a questão teria uma outra resposta, diferente da àquela dada pela organização. Na História da Matemática, não existe uma definição única para poliedros convexos, então se aplica mais de uma resposta para o problema. Usando um número maior desses poliedros, com muita imaginação, podemos construir outros poliedros e descobrir algumas aplicações.
Description: VASCONCELOS, Silvio Cesar Teixeira De. O problema da contagem de faces laterais da justaposição de dois sólidos regulares: novas abordagens e resultados. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2416
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIO CESAR TEIXEIRA DE VASCONCELOS Dissertação.pdf2021_dis_sctvvasconcelos.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.