Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2430
Título: Importância dos indicadores de saúde para uma gestão
Autor(es): Moraes, Maria Lindalva Andrade
Palavras-chave: : Indicadores de saúde
Indicadores de qualidade de vida
Indicadores sociais
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: MORAES, M. L. A. (2018)
Resumo: Indicadores de saúde são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Neste trabalho iremos abordar os indicadores de saúde, pois estes são essenciais para que o setor saúde possa ser avaliado e acompanhando, em conjunto com a realidade local, de forma a verificar se os mesmos estão de acordo com o ideal. Tendo como Objetivo Geral: Demonstrar a importância dos indicadores de saúde para uma gestão pública de qualidade e Objetivo Específico: Identificar os principais indicadores de saúde; Relacionar definições e ideias de diversos autores sobre o tema. Métodos: Tipo de Estudo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois parte do seu conteúdo será constituído de fontes secundárias, ou seja, seu embasamento teórico será desenvolvido a partir de outros estudos publicados relacionados ao tema. Dados obtidos: Foram apontados os pontos fortes e as contribuições que os indicadores de saúde trazem para as políticas públicas, através da correlação de vários autores que abordem o mesmo tema. Resultados e Discursões: Os indicadores de forma geral vieram para melhorar o trabalho para o desenvolvimento das políticas públicas, sendo que é através deles que se pode ter noção de como está determinado local ou situação e é a partir destes índices que poderá analisar fatos e tomar as medidas cabíveis e/ou necessárias. Não há a mínima condição de desenvolver políticas públicas eficientes e de se ter e/ou fazer uma boa gestão se não conhecer seus indicadores, acompanhá-los rotineiramente, identificar os problemas existentes, necessidades e deficiências, pois caso isso aconteça, o trabalho desenvolvido caminhará para o fracasso e não atingirá o nível de eficiência necessário para a gestão e muito menos para a população. Considerações finais: A saúde é avaliada para mensurar as suas deficiências e buscar melhorias, através de vários indicadores de saúde, para que possa ser fornecida uma saúde mais eficiente e de qualidade. Dentro deste contexto, fica clara a necessidade do uso de indicadores para auxiliar no processo de decisão, da gestão dos recursos públicos e avaliar o desempenho na execução de despesas no ambiente social de um município. Este estudo assume grande relevância para a área da saúde, pois mostra a necessidade de acompanhamento constante dos indicadores para o processo de tomada de decisão e que sem eles, fica inviável desenvolver uma boa gestão. Ressalta-se também, a importância de realizar e sempre ter disponível, estudos sobre essa temática, para cada dia esta atualizando a quem tiver interesse nesta área.
Descrição: MORAES, Maria Lindalva Andrade. Importância dos Indicadores de saúde para uma gestão pública de qualidade. 2018. 25f. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2430
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LINDALVA ANDRADE MORAES TCC.pdf2018_mono_mlamoraes.pdf301,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.