Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2434
Título: As quilombolas do sítio Veiga e a dança de são Gonçalo em Quixadá – CE
Autor(es): Silva, Ana Maria Eugênio Da
Palavras-chave: Matriarcas
Quilombo
Território
Dança de são Gonçalo
Data do documento: 30-Jul-2021
Citação: SILVA, A.M.E. (2021)
Resumo: Esta pesquisa é fruto de um trabalho acerca dos conhecimentos ancestrais das mulheres quilombolas do Sítio Veiga, Quixadá-CE. A referida buscou trazer reflexões sobre a contribuição no fortalecimento identitário das mulheres quilombolas, através das matriarcas Mãe Veia, Maria Luzia, Socorro Eugenio e a pesquisadora da presente pesquisa, pois sou a quinta geração dessas mulheres e ocupo o lugar que elas me concederam, tendo em vista as lutas e resistências para a manutenção da vida no território quilombola. Nesse trabalho será utilizado o método autobiográfico, esse mesmo que me coloca como fonte protagonista da minha própria pesquisa, pois permite compreender com mais precisão como as quilombolas, por meio de suas próprias narrativas, expressam os valores, sentidos e significados da vida cotidiana. Tendo como base a existência de uma linguagem subjetiva representada nessas narrativas, foi possível entendê-las no diálogo com Goldenberg (2004), Minayo, (2001). Esse processo de reconhecimento dos saberes ancestrais via oralidade, passa por mim, mas também pelo trabalho de interlocução com minhas mais velhas e minhas mais novas, além de todo material bibliográfico e documental. Compreende-se que o território quilombola é o espaço relevante para a manutenção social, econômico, político e cultural, destes povos. É sobre este chão que acontece a Dança de São Gonçalo, repleta de rituais como: o ritmo, a música, a corporeidade, as promessas, o ato. A singularidade dos sujeitos e sua contribuição nos rituais sagrados para fortalecimento da identidade estão nos relatos vivenciados. Entende-se, que as narrativas das matriarcas estão permeadas de experiências, possibilitando uma pesquisa sobre a realidade das mulheres quilombolas do Sítio Veiga. A pesquisa possibilitou conhecer a história das mulheres do Veiga; a relevância das matriarcas para manutenção dos saberes e sabores, no âmbito social, político, econômico e cultural do Quilombo Veiga e do entorno; o território como espaço sagrado e a Dança de São como fonte de luta, resistência e resiliência das famílias quilombolas.
Descrição: SILVA, Ana Maria Eugênio Da. As quilombolas do sítio Veiga e a dança de são Gonçalo em Quixadá – CE. 2021. 159 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2434
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA EUGÊNIO DA SILVA Dissertação.pdf2021_dis_amesilva.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.