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dc.contributor.authorSantos, Maria Cesalânia Pereira Dos-
dc.date.accessioned2022-03-16T16:12:21Z-
dc.date.available2022-03-16T16:12:21Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationSANTOS, M.C.P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2435-
dc.descriptionSANTOS, Maria Cesalânia Pereira Dos. As narrativas de infância em contexto de guerra - Angola e Guiné-Bissau. 2021. 102 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo duas novelas africanas em língua portuguesa enredadas na história do pós-independência em Angola e Guiné-Bissau: A bicicleta que tinha bigodes: estórias sem luz elétrica, do angolano Ondjaki (2015) e Comandante Hussi, do cabo-verdiano Jorge Araújo (2006). O objetivo é compreender, de maneira interdisciplinar, as manifestações de violências e representações de infâncias que se revelam por meio do discurso literário nos contextos históricos, políticos e sociais das décadas de 80 e 90 do século XX, tendo em conta as novas configurações sociais instauradas depois da independência em Guiné-Bissau e Angola. Partindo das temáticas que as narrativas têm em comum: a guerra civil e seus desdobramentos, como medo, violência, carência e a infância, simbolizada pelas bicicletas. Os trabalhos de Mahmood Mamdani (2016), Frantz Fanon (1968), Homi Bhabha (1998), Édouard Glissant (1995) e Antonio Cândido (2010), norteiam a nossa perspectiva. Em hipótese, a pesquisa procura demonstrar que o silêncio é um dos meios pelo qual a violência se manifesta e traz à tona as configurações sociais e rastros de violências que, após os desejos utópicos projetados durante a luta de libertação, afloraram ainda mais nos contextos de guerra civil depois da independência. A guerra civil configura os espaços e brincadeira, na qual notamos através do amadurecimento das crianças em seus comportamentos que os modifica psicologicamente e fisicamente, as tomadas de consciência sobre a guerra e os artifícios de proteção e de defesa usados pelas personagens para preservar a infância em contexto de violência de guerra civil pós independência em Guiné e Angola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleAs narrativas de infância em contexto de guerra - Angola e Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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