Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2436
Título: A espiritualidade pitaguary como componente curricular naescola indígena Chuí
Autor(es): Lima, João Paulo da Silva
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Espiritualidade
Pitaguary
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, J.P.S. (2021)
Resumo: Esta dissertação é parte da difícil aventura de minha inserção como indígena no mundo acadêmico dos brancos e fruto da luta do movimento indígena. A pesquisa é sobre a espiritualidade Pitaguary como componente curricular na Escola Indígena Chuí, que fica no município de Maracanaú, Estado do Ceará. Como método de pesquisa, produzi um relato autobiográfico, em que rememoro minha espiritualidade Pitaguary e a forma como esta espiritualidade está presente na escola. Apresento também fontes escritas diversas sobre o assunto, correlacionando e analisando com as referências bibliográficas. Sobre os fundamentos teóricos que utilizo nesta pesquisa, tenho me aproximado da possibilidade de uma escrita de si, em que, autobiograficamente, posso contar sobre a cosmologia da espiritualidade praticada por nós, povo Pitaguary, dando especial detalhes disso na Escola Indígena Chuí. A escrita autobiográfica permite que eu, enquanto indígena, seja sujeito da minha própria história e da minha cultura. Mostro como a espiritualidade está intimamente ligada à terra e às matas, Casa dos Encantados, e que, junto com a espiritualidade, vem o movimento de luta pelo território. Como conclusão, apresento a escola como continuidade da cultura e da tradição dos Pitaguary, onde, a partir do nosso exemplo, a partir das nossas falas, damos continuidade à formação de novos líderes, despertando nos estudantes o desejo de pertença e de participação nesse movimento
Descrição: LIMA, João Paulo da Silva. A espiritualidade pitaguary como componente curricular naescola indígena Chuí. 2021. 86 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2436
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PAULO DA SILVA LIMA Dissertação.pdf2021_dis_jpslima.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.