Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2437
Título: A concepção de Orí como autodeterminação humana
Autor(es): Cabral, Heuler Costa
Palavras-chave: Autodeterminação
Filosofia africana
Filosofia e Cosmovisão Yorubá
Orí/destino
Data do documento: 19-Jan-2022
Citação: CABRAL, H.C. (2022)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como e em que medida a concepção Yorubá de Orí pode ser entendida como um fundamento para a formação de um ser humano autodeterminado. Em Yorubá, Orí significa “a cabeça”, porém, o sentido filosófico-teológico ligado à palavra se refere mais à cabeça interior, algo imaterial que se identifica com a cabeça, que simboliza o destino pessoal. Orí também é o nome dado ao Òrìşà, divindade da cabeça, que é o guiador e protetor de cada ser humano no mundo. Na tradição Yorubá, acredita-se que antes da vinda de uma pessoa ao Ayé, mundo visível, ele faz a escolha do seu Orí no Ó̩ run, mundo invisível, e este processo da escolha é associado à escolha do destino, sendo que Orí-reré (Orí equilibrado ou destino positivo) está ligado ao sucesso e Orí-burúkú (Orí desequilibrado ou destino negativo) representa o contrário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir de análise/interpretação e crítica dos escritos referentes ao mundo Yorubá e principalmente à cultura Yorubá na Nigéria e no Brasil. Os Yorubá são povos originalmente da África Ocidental, mas hoje a sua cultura se internacionalizou entre a África e suas diásporas, especificamente no Brasil. Isso se deu por causa do comércio transatlântico de escravizados, quando muitos desses povos foram arrancados para o Brasil, principalmente no século XIX. Constatou-se que essa concepção de Orí trata-se, dentre outros significados, de um fundamento para a autodeterminação da pessoa humana, na medida em que constitui uma orientação do devir existencial pessoal; constatou-se ainda que Orí, enquanto símbolo de destino, pode ser corrigido, ele se mantém equilibrado ou desiquilibrado, dependendo, em larga medida, do modo como a pessoa humana conduz a sua existência. A autodeterminação se refere à capacidade de orientar-se antes da ajuda de terceiros na busca permanente do equilíbrio individual e coletivo, pois só quando o indivíduo é autodeterminado pode ser, de forma eficaz, ajudado e ajudar os outros na busca incessante de equilíbrio da existência humana
Descrição: CABRAL, Heuler Costa. A concepção de orí como autodeterminação humana. 2022. 88 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2437
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Heuler2022_dis_hccabral.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.