Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2474
Título: Função social da música: Cobiana Djazz e a construção da identidade guineense (1960-1980)
Autor(es): N'hada, Filipe Buba
Palavras-chave: Identidade social - Guiné-Bissau
Música - Sociedades, etc. - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - História - Movimentos de autonomia e independência
Cobiana Djazz (Conjunto musical) - Estudos de caso
Data do documento: 19-Ago-2021
Citação: N'HADA, F. B. (2021)
Resumo: Tendo em conta o impacto que as músicas de Cobiana Djazz causam nas pessoas, até para os não guineenses, surgiu-se a necessidade de pesquisar a função Social da Música, a fim de analisar o papel social da música no processo da unidade nacional e a produção cultural do grupo musical Cobiana Djazz no processo das lutas políticas pela independência e na formação da identidade guineense, entre os anos de (1960-1980). Para tanto, fez-se necessário traçar uma relação entre a oralidade guineense (crioulo) e as composições musicais produzidas durante a luta e pós luta pró-independência, e interpretar as composições musicais dos anos 60 a 80 em Guiné-Bissau e o seu alcance social. Para isso, tornou-se fundamental fazer uma pesquisa qualitativa e exploratória. Diante disso, verifica-se que composições musicais do grupo Cobiana Djazz desempenharam um papel central na luta contra a opressão colonial e na formação da identidade guineense, o que nos levou a constatar que por meio dos conteúdos das mensagens presentes nas letras das músicas, formava-se e informava-se os cidadãos guineenses, e supõem-se que ainda forma e informa, pelo que tudo indica até nos nossos dias.
Descrição: N'HADA, Filipe Buba. Função social da música: Cobiana Djazz e a construção da identidade guineense (1960-1980). 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2474
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_filipenhada.pdf2021_mono_filipenhada.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.