Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2484
Título: Relato de experiência no ensino remoto de Ciências: uma abordagem integrativa dos eixos temáticos do curso C10! e o tema de energia renováveis, utilizando as TICs, no Ensino Fundamental II
Autor(es): Guimarães, Alex Lima de
Palavras-chave: Ciências
Energia
Ensino, aprendizagem e tecnologias
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: GUIMARÃES, A. L. (2021)
Resumo: O uso de tecnologias da comunicação e informação (TIC’s), associadas às práticas pedagógicas, tiveram seu uso acentuado devido a pandemia do coronavírus, motivo este que compeliu à uma paralisação do sistema público de ensino, que posteriormente retornou de forma remota, obrigando a adaptação de docentes e educandos a se utilizarem de ferramentas midiáticas para dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. O propósito deste trabalho dissertativo é de contribuir com essa nova estrutura educacional tendo como referência as escolas da rede pública estadual da Bahia, seguindo o Plano Nacional de Livro Didático -PNLD 2020/23 que conectam a disciplina de Ciências do ensino fundamental II, 8º e 9º anos aos Eixos Temáticos do Curso de Especialização Ciência é Dez, da Universidade da Integração de Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Para este fim utilizou-se da metodologia qualitativa em forma de relato, para fazer uma associação entre o uso de tecnologias da comunicação e informação e a necessidade da utilização de fontes de energias renováveis, com o intuito de conscientização dos estudantes e da necessidade da redução da emissão de gases que aumentam o potencial do efeito estufa, consequentemente o aquecimento global.
Descrição: GUIMARÃES, Alex Lima de. Relato de experiência no ensino remoto de Ciências: uma abordagem integrativa dos eixos temáticos do curso C10! e o tema de energia renováveis, utilizando as TICs, no Ensino Fundamental II. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!”) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2484
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_alexguimaraes.pdf2021_mono_alexguimaraes.pdf674,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.