Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Suze do Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T17:51:24Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T17:51:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, S. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Suze do Amaral. Representações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: Em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais. 2021. 119 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar quais representações sociais de professores da rede estadual do Ceará sobre seus/suas estudantes em situação de vulnerabilidade social, são discursivamente (re)produzidas em redes sociais digitais, no contexto da pandemia da Covid-19. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos nas seguintes teorias: Teoria das Representações Sociais, a partir dos estudos de Moscovici (1976, 2013) e da abordagem discursiva das representações sociais, de Irineu (2019) e outros; e Análise do Discurso Crítica, de Fairclough (1989, 2016), Magalhães (2005, 2011, 2017) em uma perspectiva nacional, e Resende e Ramalho (2006, 2010, 2016) no viés de decolonialidade. Do ponto de vista metodológico, adotamos o método tridimensional de análise proposto por Fairclough (2016), em uma interface da Análise do Discurso Crítica, no campo da Linguística e da Linguística Aplicada, com a Teoria das Representações Sociais, no campo da Psicologia Social, selecionamos uma mostra de discurso docente materializado em textos comentários no Facebook e que tinham como tópico discursivo estudantes em vulnerabilidade social. Foram seguidos os seguintes procedimentos: na dimensão do texto, descrevemos os elementos temáticos através dos itens lexicais, dos processos de referenciação e do estudo de orações/frases como vetores de representações sociais; na dimensão da prática discursiva, examinamos os processos de produção, distribuição e consumo dos textos que materializam o discurso docente em comentários pelo grupo social virtual “Professores do Estado do Ceará”; por fim, na dimensão da prática social, investigamos as bases ideológicas e hegemônicas que sustentam a representação social em questão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject | Discurso docente | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | Representações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUZE DO AMARAL OLIVEIRA Dissertação.pdf | 2021_dis_saoliveira.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.