Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Suze do Amaral-
dc.date.accessioned2022-03-30T17:51:24Z-
dc.date.available2022-03-30T17:51:24Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, S. A. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497-
dc.descriptionOLIVEIRA, Suze do Amaral. Representações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: Em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais. 2021. 119 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar quais representações sociais de professores da rede estadual do Ceará sobre seus/suas estudantes em situação de vulnerabilidade social, são discursivamente (re)produzidas em redes sociais digitais, no contexto da pandemia da Covid-19. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos nas seguintes teorias: Teoria das Representações Sociais, a partir dos estudos de Moscovici (1976, 2013) e da abordagem discursiva das representações sociais, de Irineu (2019) e outros; e Análise do Discurso Crítica, de Fairclough (1989, 2016), Magalhães (2005, 2011, 2017) em uma perspectiva nacional, e Resende e Ramalho (2006, 2010, 2016) no viés de decolonialidade. Do ponto de vista metodológico, adotamos o método tridimensional de análise proposto por Fairclough (2016), em uma interface da Análise do Discurso Crítica, no campo da Linguística e da Linguística Aplicada, com a Teoria das Representações Sociais, no campo da Psicologia Social, selecionamos uma mostra de discurso docente materializado em textos comentários no Facebook e que tinham como tópico discursivo estudantes em vulnerabilidade social. Foram seguidos os seguintes procedimentos: na dimensão do texto, descrevemos os elementos temáticos através dos itens lexicais, dos processos de referenciação e do estudo de orações/frases como vetores de representações sociais; na dimensão da prática discursiva, examinamos os processos de produção, distribuição e consumo dos textos que materializam o discurso docente em comentários pelo grupo social virtual “Professores do Estado do Ceará”; por fim, na dimensão da prática social, investigamos as bases ideológicas e hegemônicas que sustentam a representação social em questão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAnálise de discurso críticapt_BR
dc.subjectDiscurso docentept_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUZE DO AMARAL OLIVEIRA Dissertação.pdf2021_dis_saoliveira.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.