Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497
Título: | Representações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais. |
Autor(es): | Oliveira, Suze do Amaral |
Palavras-chave: | Representações sociais Análise de discurso crítica Discurso docente Estudante Vulnerabilidade social |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Citação: | OLIVEIRA, S. A. (2021) |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar quais representações sociais de professores da rede estadual do Ceará sobre seus/suas estudantes em situação de vulnerabilidade social, são discursivamente (re)produzidas em redes sociais digitais, no contexto da pandemia da Covid-19. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos nas seguintes teorias: Teoria das Representações Sociais, a partir dos estudos de Moscovici (1976, 2013) e da abordagem discursiva das representações sociais, de Irineu (2019) e outros; e Análise do Discurso Crítica, de Fairclough (1989, 2016), Magalhães (2005, 2011, 2017) em uma perspectiva nacional, e Resende e Ramalho (2006, 2010, 2016) no viés de decolonialidade. Do ponto de vista metodológico, adotamos o método tridimensional de análise proposto por Fairclough (2016), em uma interface da Análise do Discurso Crítica, no campo da Linguística e da Linguística Aplicada, com a Teoria das Representações Sociais, no campo da Psicologia Social, selecionamos uma mostra de discurso docente materializado em textos comentários no Facebook e que tinham como tópico discursivo estudantes em vulnerabilidade social. Foram seguidos os seguintes procedimentos: na dimensão do texto, descrevemos os elementos temáticos através dos itens lexicais, dos processos de referenciação e do estudo de orações/frases como vetores de representações sociais; na dimensão da prática discursiva, examinamos os processos de produção, distribuição e consumo dos textos que materializam o discurso docente em comentários pelo grupo social virtual “Professores do Estado do Ceará”; por fim, na dimensão da prática social, investigamos as bases ideológicas e hegemônicas que sustentam a representação social em questão. |
Descrição: | OLIVEIRA, Suze do Amaral. Representações sociais sobre estudantes em situação de vulnerabilidade social: Em análise, uma mostra de discurso docente em redes sociais digitais. 2021. 119 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021 |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2497 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUZE DO AMARAL OLIVEIRA Dissertação.pdf | 2021_dis_saoliveira.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.