Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2506
Título: Tessituras afrorreferenciadas: Contribuições pretagógicas em processos formativos de professoras e professores das escolas municipais de Maracanaú.
Autor(es): Leite, Emanuel Andrade
Palavras-chave: Didática afrorreferenciada
Formação docente
Pretagogia
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: LEITE, E. A. (2021)
Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca tecer reflexões acerca de um processo formativo para Professores/as da Rede Municipal de Maracanaú em efetivo exercício de sala em turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais, intencionando a implementação da Lei nº 10.639/03 que versa sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no contexto escolar, utilizando-se como referencial teórico-metodológico a Pretagogia. Ocorre, que apesar da Lei nº 10.639/03 ter sido promulgada há 18 anos, percebe-se, uma carência ainda latente de sua implementação de maneira efetiva nos processos educativos, principalmente pela ausência de formações docentes específicas sobre a temática, impossibilitando a construção de novos olhares acerca da história e da cultura afro-brasileira e africana nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa tem como questão suleadora: em que medida a Pretagogia pode contribuir na construção de saberes docentes ancestrais a partir de uma formação remota com vistas a uma educação para as relações étnico-raciais? Até que ponto a Pretagogia pode contribuir para a construção de estratégias pedagógicas com vistas à consolidação de práticas pedagógicas numa perspectiva afrorreferenciada e de combate ao racismo antinegro? O embasamento teórico que irá sulear esta pesquisa tem como raízes: Meijer (2012; 2019); Petit (2015); Petit; Silva (2011) e Freire (2006, 2009), dentre outros. Metodologicamente, utilizaremos como referencial a Pretagogia, que tem como base a cosmovisão africana, nos possibilitando refletir sobre a influência que nossas raízes africanas ancestrais têm em nossas práticas cotidianas, e que a partir de uma lógica de invisibilização da cultura afro-brasileira e africana, passamos a reproduzir uma história única, sob o ponto de vista do colonizador.
Descrição: LEITE, Emanuel Andrade. Tessituras afrorreferenciadas: Contribuições pretagógicas em processos formativos de professoras e professores das escolas municipais de Maracanaú. 2021. 187 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2506
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUEL ANDRADE LEITE Dissertação.pdf2021_dis_ealeite.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.