Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2509
Título: Qualidade fisiológica das sementes de arroz vermelho em águas salinas.
Autor(es): Silva, André Felipe da
Palavras-chave: Oryza sativa L
Germinação
Estresse salino
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, A. F. (2021)
Resumo: O arroz vermelho é utilizado por agricultores familiares do Nordeste na região do semiárido, sendo uma cultura importante na dieta de parte do Brasil. No entanto, o estresse salino durante a fase de germinação pode afetar as sementes crioulas do arroz vermelho. Objetivou-se avaliar o desempenho da germinação das sementes de arroz vermelho sob salinidade na água de irrigação. O delineamento experimental usado foi inteiramente casualizado no qual uma cultivar de arroz vermelho foi submetido a quatro níveis de condutividade elétricas de água: 0,0 dS m-1, 2,0 dS m-1, 3,0 dS m-1 e 4,0 dS m-1. Foram avaliadas as seguintes variáveis: tempo de embebição (TE), umidade (%U), porcentagem de germinação (%G), índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG) e velocidade média de germinação (VMG). A semente demonstra moderada tolerância a salinidade na fase de germinação.
Descrição: SILVA, André Felipe da; SILVA, Fred Denilson Barbosa da. Qualidade fisiológica das sementes de arroz vermelho em águas salinas. 2021. 15 f. Artigo (Graduação) - Curso de Bacharelado em Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2509
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉ FELIPE DA SILVA Tcc.pdf2021_mono_afsilva.pdf415,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.