Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2547
Título: A formação continuada e seus reflexos na prática pedagógica dos docentes da Educação Básica na Região Autônoma de Príncipe
Autor(es): Correia, Yourssany Raposo Lopes
Palavras-chave: Educação básica - Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)
Educação permanente - Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)
Professores - Formação - Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: CORREIA, Y. R. L. (2022)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre a formação continuada para os professores do ensino básico ofertada na Região Autônoma do Príncipe. Tendo como objetivo principal compreender os efeitos das propostas de formação continuada desenvolvida pela Escola Superior de Formação Paula Frassinetti na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas de professores do ensino básico da Região Autónoma do Príncipe. Essa pesquisa guiada pelo seguinte questionamento: até que ponto as propostas de formação continuada desenvolvida pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti tem auxiliado na melhoria da qualidade da prática pedagógica dos professores do Ensino Básico? Pela natureza do objeto de pesquisa e alcançar esses fins da investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa. Para captar as informações necessárias para elucidar do problema em questão foi feito um levantamento de dados bibliográficos e a análise documental com base no objetivo exposto, baseada em autores como Honoré (1980), Nóvoa (1999), Silva (2019), Canário (2005); Imbernón (2009); Cunha e Prado (2010), entre outros. Além disso, utilizou técnica de recolha de informações a entrevista semiestruturada que foi aplicada aos professores participantes na formação continuada. A pesquisa possibilitou conhecer a trajetória da profissão profissional dos docentes e destaca a partir dos relatos dos (as) professores (as) a importância da formação continuada em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que, para que formação continuada dos professores resultem na qualidade as práticas pedagógicas dos professores, é necessário que haja uma compreensão sobre os objetivos a serem alcançados, a partir desse entendimento, elaborar uma proposta de formação que além de atender as demandas colocadas no sistema de ensino, possa também servir de um ambiente de troca entre os sujeitos envolvidos nesse processo.
Descrição: CORREIA, Yourssany Raposo Lopes. A formação continuada e seus reflexos na prática pedagógica dos docentes da Educação Básica na Região Autônoma de Príncipe. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2547
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_yourssanycorreia.pdf2022_mono_yourssanycorreia.pdf457,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.