Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Indjai, Sene Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T20:22:47Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T20:22:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | INDJAI, S. C. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549 | - |
dc.description | INDJAI, Sene Carlos. Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca promover um debate sobre a construção da identidade nacional guineense a partir de um olhar sobre o Ensino de História no período pós-independência, problematizando a concepção da implementação da educação escolar no período colonial e nas zonas libertadas durante a luta de libertação para independência de Guiné e Cabo-Verde. Ao mesmo tempo, busca-se refletir a respeito da construção de uma consciência nacional dentro de uma sociedade multiétnica e cultural, considerando-se relações sociais, culturais e políticas distintas. Para realização do presente estudo procedeu-se à análise de dados de natureza qualitativa para a compreensão do processo de tentativas de aculturação dos nativos Bissau-guineense, assim como, de outra parte, para a valorização dos seus valores e crenças culturais. Entretanto, partindo dos referenciais teóricos e documentais ligados a diferentes perspectivas históricas na produção de saber, ao analisar os sistemas educativos na contemporaneidade, percebe-se que eles se configuram como uma das ferramentas mais importantes na difusão e promoção do indivíduo na sociedade, ocupando um papel central no desenvolvimento, tanto no campo político, econômico e social, quanto na dimensão cognitiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Características nacionais | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Política e governo - 1974- | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_arti_seneindjai.pdf | 2021_arti_seneindjai.pdf | 260,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.