Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Título : | Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial |
Autor : | Indjai, Sene Carlos |
Palabras clave : | Características nacionais Guiné-Bissau - Política e governo - 1974- História - Estudo e ensino - Guiné-Bissau |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Citación : | INDJAI, S. C. (2021) |
Resumen : | Este artigo busca promover um debate sobre a construção da identidade nacional guineense a partir de um olhar sobre o Ensino de História no período pós-independência, problematizando a concepção da implementação da educação escolar no período colonial e nas zonas libertadas durante a luta de libertação para independência de Guiné e Cabo-Verde. Ao mesmo tempo, busca-se refletir a respeito da construção de uma consciência nacional dentro de uma sociedade multiétnica e cultural, considerando-se relações sociais, culturais e políticas distintas. Para realização do presente estudo procedeu-se à análise de dados de natureza qualitativa para a compreensão do processo de tentativas de aculturação dos nativos Bissau-guineense, assim como, de outra parte, para a valorização dos seus valores e crenças culturais. Entretanto, partindo dos referenciais teóricos e documentais ligados a diferentes perspectivas históricas na produção de saber, ao analisar os sistemas educativos na contemporaneidade, percebe-se que eles se configuram como uma das ferramentas mais importantes na difusão e promoção do indivíduo na sociedade, ocupando um papel central no desenvolvimento, tanto no campo político, econômico e social, quanto na dimensão cognitiva. |
Descripción : | INDJAI, Sene Carlos. Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. |
URI : | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_arti_seneindjai.pdf | 2021_arti_seneindjai.pdf | 260,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.