Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Título: Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial
Autor(es): Indjai, Sene Carlos
Palavras-chave: Características nacionais
Guiné-Bissau - Política e governo - 1974-
História - Estudo e ensino - Guiné-Bissau
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: INDJAI, S. C. (2021)
Resumo: Este artigo busca promover um debate sobre a construção da identidade nacional guineense a partir de um olhar sobre o Ensino de História no período pós-independência, problematizando a concepção da implementação da educação escolar no período colonial e nas zonas libertadas durante a luta de libertação para independência de Guiné e Cabo-Verde. Ao mesmo tempo, busca-se refletir a respeito da construção de uma consciência nacional dentro de uma sociedade multiétnica e cultural, considerando-se relações sociais, culturais e políticas distintas. Para realização do presente estudo procedeu-se à análise de dados de natureza qualitativa para a compreensão do processo de tentativas de aculturação dos nativos Bissau-guineense, assim como, de outra parte, para a valorização dos seus valores e crenças culturais. Entretanto, partindo dos referenciais teóricos e documentais ligados a diferentes perspectivas históricas na produção de saber, ao analisar os sistemas educativos na contemporaneidade, percebe-se que eles se configuram como uma das ferramentas mais importantes na difusão e promoção do indivíduo na sociedade, ocupando um papel central no desenvolvimento, tanto no campo político, econômico e social, quanto na dimensão cognitiva.
Descrição: INDJAI, Sene Carlos. Educação escolar e o ensino de História em Guiné-Bissau: dilemas da construção da identidade nacional no período pós-colonial. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2549
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_seneindjai.pdf2021_arti_seneindjai.pdf260,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.