Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2558
Título: Relatório de Projeto de Intervenção Pedagógica - Exposição virtual e roda de conversa: as redes de Hilária Batista de Almeida - Tia Ciata (1854-1924) entre Bahia e Rio de Janeiro
Autor(es): Santos, Luliane Sousa dos
Palavras-chave: Ciata, Tia, 1854-1924 - Biografia
Fotografia - Exposição
Mulheres - Identidade
Negras - Brasil
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: SANTOS, L. S. (2022)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar e debater a intervenção pedagógica, intitulada “As redes de Hilária Batista de Almeida - Tia Ciata (1854-1924) entre Bahia e Rio de Janeiro”, realizada a partir de pesquisa e elaboração de exposição virtual homônima. A intervenção foi planejada para ser executada no contexto da educação básica no município de Santo Amaro-BA e centrada na apresentação e discussão em torno dos laços afetivos, religiosos e consanguíneos de Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata, nascida no Município de Santo Amaro-BA. Nascida e criada entre o século XIX e início do XX, sua trajetória de vida na Bahia e no Rio de Janeiro contribui para (re)pensar a história das mulheres negras no Brasil, tendo como mote específico o Recôncavo Baiano e, particularmente, o município de Santo Amaro-BA. A investigação se debruçou nesta personagem, nos espaços de memória relacionados a Tia Ciata, que compõem o cenário do Brasil escravocrata e do pós-abolição, a partir de suas lutas, resistências e política do cotidiano, no âmbito da religião, do trabalho e das artes. O presente estudo foi realizado com base em fontes iconográficas, jornais impressos e bibliografias sobre Hilária Batista de Almeida. A pesquisa resultou na produção de uma exposição virtual pensada para ser utilizada no ensino básico de Santo Amaro-BA. Nesse sentido, durante a Intervenção Pedagógica, a exposição virtual foi apresentada e discutida em roda de conversa com professores do município, no intuito de se construir futuras propostas pedagógicas a partir dela. De forma geral, a Intervenção apontou novos caminhos para a construção de materiais didáticos e atividades pedagógicas, com foco na educação patrimonial atrelada à lei 10.639/03, e a partir de espaços de memória e de narrativas históricas sobre a vida de mulheres negras em linguagem escrita e visual.
Descrição: SANTOS, Luliane Sousa dos. Relatório de Projeto de Intervenção Pedagógica - Exposição virtual e roda de conversa: as redes de Hilária Batista de Almeida - Tia Ciata (1854-1924) entre Bahia e Rio de Janeiro. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2558
Aparece nas coleções:Relatórios - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_rela_lulianesantos (tcc).pdf2022_rela_lulianesantos (tcc).pdf423,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2022_rela_lulianesantos (anexo).pdf2022_rela_lulianesantos (anexo).pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.