Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2570
Título: Adubação fosfatada e estresse salino durante o desenvolvimento de plantas de feijão.
Autor(es): Ribeiro, Rute Maria Rocha
Palavras-chave: Vigna unguiculata L
Salinidade
Manejo de Irrigação
Fósforo
Data do documento: 2020
Citação: RIBEIRO, R. M. R. (2020)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a morfofisiologia do feijão-caupi sob diferentes doses de fósforo e diferentes estratégias de irrigação com água salina durante o desenvolvimento das plantas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 4x2, referentes a quatro estratégias de irrigação, T1=Irrigação com água de baixa salinidade (0,3 dS m-1) nas fases de germinação, crescimento inicial e pré-floração, T2= água salina (3,2 dS m-1) apenas na pré-floração, T3= água salina (3,2 dS m-1 ) na germinação e crescimento inicial , T4= água salina (3,2 dS m-1) nas três fases, e duas doses de adubação fosfatada (P1=50% da dose recomendada de fósforo e P2= 100% da dose recomendada de fósforo), com 4 repetições. Aos 45 dias após a semeadura, foram analisadas as variáveis: altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar, fotossíntese, condutância estomática, transpiração, concentração interna de CO2, temperatura foliar, índice relativo de clorofila e condutividade elétrica do extrato de saturação. De maneira geral, o uso de água salina nas três fases fenológicas reduz o crescimento, as trocas gasosas e aumenta a condutividade elétrica do extrato de saturação.
Descrição: RIBEIRO, Rute Maria Rocha. Adubação fosfatada e estresse salino durante o desenvolvimento de plantas de feijão. 2020. 21 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2020
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2570
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUTE MARIA ROCHA RIBEIRO Artigo.pdf2020_art_rmrribeiro.pdf.330,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.