Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2579
Título: Sequência fedathi no ensino de física: analise da aplicação de experimentos de eletrostática na Escola de Ensino Médio Doutor Brunilo Jacó - Redenção/CE.
Autor(es): Silva, Lucas Costa da
Palavras-chave: Sequência fedathi
Ensino de física
Eletrostática
Metodologia de ensino
Aula experimental
Data do documento: 28-Jul-2021
Citação: SILVA, L. C. (2021)
Resumo: O objetivo foi analisar a eficiência da Sequência Fedathi como metodologia para o ensino de Física. Para realizar esta analise, recorremos aos seguintes métodos de pesquisa: aula experimental e a aplicação de um questionário objetivo sobre Física e Eletrostática. Este mesmo inquérito foi aplicado nos momentos pré-aula e pós-aula, tornando-se o principal instrumento para coletar informações a respeito da aprendizagem dos estudantes e sobre a metodologia de ensino utilizada. Procuramos tornar o ambiente da aula estimulador do pensamento reflexivo, considerado por John Dewey como a melhor maneira de pensar. A metodologia foi aplicada através da postura do professor em relação aos alunos dentro do laboratório, os quais eram instigados a explorar os experimentos a sua maneira, formular respostas próprias e não aceitar todas as soluções do professor. Dessa maneira, o aluno se torna ativo em relação a sua aprendizagem. Um fato importante, segundo os resultados, ́e que mais da metade dos estudantes participantes da pesquisa ainda não tinha realizado nenhum experimento na disciplina de Física, embora todos tenham concordado que está área do conhecimento ́e importante para a vida cotidiana. Verificamos que, usando esta metodologia de ensino, os estudantes conseguiram entender melhor os conceitos abordados e se mostraram muito motivados por aulas mais dinâmicas, que prime por suas potencialidades.
Descrição: SILVA, Lucas Costa Da. Sequência fedathi no ensino de física: analise da aplicação de experimentos de eletrostática na Escola de Ensino Médio Doutor Brunilo Jacó - Redenção/CE. 2017. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2579
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - versão de deposito .pdf2017_lcsilva.pdf.1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.