Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2583
Título : Os movimentos sociais e a questão agrária no Recôncavo Baiano: reflexões sobre os municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde (BA)
Autor : Alves, João de Deus Pereira
Palabras clave : Agricultura e Estado - Recôncavo (BA)
Especulação agrária - Recôncavo (BA)
Movimentos sociais - Recôncavo (BA)
Fecha de publicación : 15-feb-2022
Citación : ALVES, J. D. P. (2022)
Resumen : Territorialização, expropriação e reterritorialização são constantes nas relações no campo no Brasil, com lutas e conflitos que envolvem Estado, movimentos sociais, sindicais, comunidades tradicionais, latinfundiários, entre outros atores. O que move os conflitos pela terra entre os lavradores, ou seja, trabalhadores dos latifúndios, e os fazendeiros? O presente estudo investiga sobre as dinâmicas da atuação dos movimentos sociais no Recôncavo Baiano, com foco nos municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde, refletindo fundamentalmente sobre os conflitos que os envolvem. Este é um trabalho que tem como pressupostos sobre o Recôncavo Baiano as contradições inerentes à estrutura racial e o uso da terra. Neste contexto, buscam transformar a terra-abrigo em extensões agro industrializadas do capital. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas com movimentos ligados à questão agrária nos municípios selecionados, além de algumas pesquisas em sites para incluir nas reflexões. O Recôncavo Baiano é uma região territorial que nos mostra os efeitos do latifúndio colonial enraizado no poder econômico e por causa disso persegue os pequenos produtores e comunidades pesqueiras de manter seus costumes artesanais de produção sustentável.
Descripción : ALVES, João de Deus Pereira. Os movimentos sociais e a questão agrária no Recôncavo Baiano: reflexões sobre os municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde (BA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI : repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2583
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_arti_joaoalves.pdf2022_arti_joaoalves.pdf297,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.