Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Título: Denice Santiago (PT) e Olívia Santana (PCdoB), duas mulheres negras fazendo história na corrida eleitoral de 2020 em Salvador-BA
Autor(es): Santos, Mariana Reis
Palavras-chave: Ativistas políticas negras
Campanhas eleitorais - Salvador (BA)
Santana, Olívia - Biografia
Santiago, Denice, Major - Biografia
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: SANTOS, M. R. (2022)
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar de que forma o PT e PCdoB utilizaram as biografias de Denice Santiago e Olívia Santana e das características de raça e gênero para a escolha de suas candidaturas nas eleições de 2020 em Salvador-BA. As imagens de controle são mecanismos criados pela branquitude para a perpetuação do poder nas mãos da branquitude e controle das mulheres negras. Salvador não possui um corpo político que se assemelhe com a sua população, tendo um perfil semelhante ao resto do país: Concentração de homens brancos. A Denice e Olívia são atribuídas a imagem de controle de black ladies, além disso, à Denice também é designada a figura de mammy moderna e mãe preta.
Descrição: SANTOS, Mariana Reis. Denice Santiago (PT) e Olívia Santana (PCdoB), duas mulheres negras fazendo história na corrida eleitoral de 2020 em Salvador-BA. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_marianasantos.pdf2022_arti_marianasantos.pdf227,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.