Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2585
Título: Fanadu das mulheres na Guiné-Bissau: uma discussão sobre ritos de passagem e sexualidade feminina
Autor(es): Monteiro, Nadesda Augusto
Palavras-chave: Circuncisão feminina - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Usos e costumes
Mulheres - Guiné-Bissau - Aspectos sociológicos
Data do documento: 12-Fev-2022
Citação: MONTEIRO, N. A. (2022)
Resumo: O fanadu é considerado um ritual de passagem para as meninas e meninos na Guiné-Bissau. Essa prática cultural é uma herança muito remota que ainda persiste nesta sociedade acima citada. Um costume praticado geralmente nos bebês e nas meninas adolescentes e até nas mulheres adultas. A explicação da permanência se deve a questões culturais. Neste trabalho discute-se o fanadu a partir de diferentes aspectos: ritualista, tradicional, religiosa e sexual. Neste trabalho usamos o método de grupo focal, um grupo formado por sete informantes que passaram pelo procedimento. Trata-se de uma metodologia qualitativa com o uso da bibliografia e documentos que tratam sobre o assunto aqui discutido. A partir desta pesquisa contatamos as diferentes discussões que envolvem a sexualidade feminina a partir do corte do clitóris.
Descrição: MONTEIRO, Nadesda Augusto. Fanadu das mulheres na Guiné-Bissau: uma discussão sobre ritos de passagem e sexualidade feminina. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2585
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_nadesdamonteiro.pdf2022_arti_nadesdamonteiro.pdf329,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.