Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2587
Título: Epistemologias de terreiro: o lugar-terreiro como promoção de saúde
Autor(es): Santana, Maria Aparecida Santos
Palavras-chave: Candomblé - Bahia
Epistemologia da religião
Religião - Aspectos da saúde - Bahia
Ilê Axé Opô Afonjá
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: SANTANA, M. A. S. (2022)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o lugar social dos Terreiros de Candomblé como promotores de saúde, analisando o processo de cuidado em saúde neles existente, compreendendo o trajeto realizado por seus adeptos na busca pelos cuidados em saúde naqueles terreiros. A problemática apresentada decorre da compreensão do Terreiro como espaço de construção de cuidados em saúde, considerando que o espaço religioso é, também, espaço de promoção desta, sendo um elemento que permeia o cotidiano de seus adeptos. A pesquisa empírica foi realizada por meio da observação participante e de entrevistas com a comunidade do Terreiro pesquisado, que serviram de fonte de informação. As conclusões sinalizam o Terreiro de Candomblé como espaço onde há cuidado multifacetado com a saúde. Considera-se aqui, que as vivências religiosas têm contribuído para a produção e melhoria de saúde. Nesse sentido, compreende-se que o processo de saúde/doença dos adeptos da religião de Terreiro de Candomblé abarca também a convivência religiosa como parte dessa busca.
Descrição: SANTANA, Maria Aparecida Santos. Epistemologias de terreiro: o lugar-terreiro como promoção de saúde. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2587
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_mariasantana.pdf2022_mono_mariasantana.pdf378,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.