Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2589
Título: Os movimentos sociais e suas ações políticas: o caso da Organização das Mulheres de Cabo Verde - OMCV
Autor(es): Gonçalves, Walter Domingos Borges
Palavras-chave: Direitos das mulheres - Cabo Verde
Discriminação de sexo contra as mulheres - Cabo Verde
Mulheres - Identidade
Organização das Mulheres de Cabo Verde
Data do documento: 8-Fev-2022
Citação: GONÇALVES, W. D. B. (2022)
Resumo: A problemática de subalternização e desvalorização das mulheres (vista como objeto sexual) na sociedade remonta aos períodos coloniais e Cabo Verde não foge à regra. Portanto com o surgimento dos movimentos, organizações e instituições que lutam pela igualdade de gênero e a valorização das mulheres, o grupo vem travando lutas e conquistando espaços que por muito tempo lhes foram negados, com ênfase no reconhecimento dos seus direitos. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo entender as ações políticas, sociais e culturais adotadas pela Organização das Mulheres de Cabo Verde para que as mulheres cabo-verdianas tenham mais liberdade em diferentes áreas e espaços no qual se encontram em minoria e desvalorizadas. O resultado da pesquisa, evidencia que a organização vem desenvolvendo conjunto de ações, políticas, sociais em prol do empoderamento, a emancipação, a igualdade e equidade do gênero, dentre elas temos a implementação da lei de paridade parlamentar, o financiamento de empreendimento das mulheres, entre outras ações que potencializa o reconhecimento e a participação das mulheres no desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana. Ademais, a pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativo, desenvolvido através de análise bibliográfica e entrevistas semiestruturas, aplicado à responsável da OMCV.
Descrição: GONÇALVES, Walter Domingos Borges. Os movimentos sociais e suas ações políticas: o caso da Organização das Mulheres de Cabo Verde - OMCV. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2589
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_waltergoncalves.pdf2022_mono_waltergoncalves.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.