Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2608
Title: | Racismo no contexto escolar |
Authors: | Carvalho, Uiliam Alves de |
Keywords: | Discriminação na Educação - Brasil Língua portuguesa - Estudo e ensino Racismo - Brasil |
Issue Date: | 14-Feb-2022 |
Citation: | CARVALHO, U. A. (2022) |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo o racismo em instituição acadêmica de ensino e aprendizagem, visando observar como alguns atos racistas são realizados e de que maneira se propagam dentro de uma escola, e apontando algumas medidas devem ser tomadas por um professor em sala de aula e respetivamente como a instituição deve intervir para rechaçar tais práticas. Primeiramente é apresentada uma discussão sobre a ideia de racismo, sua criação e manifestação na sociedade. Em seguida, o trabalho discute sobre ideias e possibilidades relativas a uma educação antirracista, incluindo o papel do professor antirracista. O trabalho traz também um levantamento realizado com professores de língua portuguesa a respeito das manifestações racistas e das práticas antirracistas que estão presentes na realidade escolar de cada um. Por fim, o trabalho apresenta algumas propostas didáticas como forma de contribuição para um ensino de língua portuguesa. |
Description: | CARVALHO, Uiliam Alves de. Racismo no contexto escolar. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2608 |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_mono_uiliamcarvalho.pdf | 2022_mono_uiliamcarvalho.pdf | 394,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.