Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2662
Título: Cultura e proteção de direitos humanos em África: O caso da Guiné-Bissau
Autor(es): Té, Mário
Palavras-chave: Cultura
Direitos humanos
África e Guiné-Bissau
Data do documento: 9-Abr-2021
Citação: TE, M. (2021)
Resumo: Neste trabalho, cujo o objetivo principal é verificar a relação entre a manifestação cultural e a proteção de direitos humanos na Sociedade contemporânea africana. Enquanto objeto deste estudo, nos interessa ainda compreender o exercício da proteção de direitos humanos em África antes da criação da Carta de Banjul; analisar a particularidade africana da proteção adotada na Carta Africana; e examinar ponto de situação em que a Cultura guineense influencia a proteção desses direitos na Guiné-Bissau. Sendo discutida a raiz do processo de proteção de direitos humanos no continente africano, descrevendo a origem e a trajetória histórica da ideia de criar um instrumento de garantia desses direitos no continente. A investigação foi realizada por meio da pesquisa documental e bibliográfica, sobretudo, através de análise de documentos oficiais, legislações, artigos e reportagens sobre o tema. Foi verificado que a noção da proteção de direitos humanos na atualidade africana, guineense em especial, originou-se tanto da pré-colonialidade africana, quanto do modelo ocidental de garantia de direitos humanos. Ao longo do marchar da história, a garantia de Direitos Humanos no continente africano passou por várias transformações, possibilitando um casamento entre as duas visões – africana e ocidental – da proteção de direitos humanos. Conclui-se que embora Guiné-Bissau compactue com vários acordos regionais e internacionais, continua sendo um Estado violador de direitos humanos.
Descrição: TÉ, Mário. Cultura e proteção de direitos humanos em África: O caso da Guiné-Bissau. 89 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2662
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL MÁRIO TÉ (1).pdf2021_mono_mté.pdf.753,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.