Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2666
Título: Política de gestão educacional na Guiné-Bissau (2012 – 2019).
Autor(es): Insigué, Januário Manuel
Palavras-chave: Educação
políticas públicas educacionais
Gestão escolar
Ensino de qualidade
Data do documento: 2021
Citação: INSIGUÉ, J. M. (2021)
Resumo: O presente trabalho versa sobre a política de gestão educacional na Guiné-Bissau, com ênfase na administração dos recursos físicos e financeiros escolar. Partindo, desse conhecimento do que o desenvolvimento educacional depende muito de fortunas econômicas para o seu progresso. Pois, a transformação do setor educativo necessita muito dos investimentos educacionais para facilitar a sua implementação. Por isso, as políticas públicas sociais têm um papel fundamental para o crescimento de uma dada sociedade. Desse modo, a presente monografia objetiva-se em analisar a política de gestão de educacional na Guiné-Bissau no período de 2012-2020, a partir de algumas literaturas encontradas sobre o sistema do ensino guineense. Busca-se ainda compreender de que forma os recursos escolares são administrados a fim garantir uma educação de qualidade. Para o sucesso dessa finalidade foi feita uma abordagem metodológica qualitativa, que resultou na técnica de coletas de dados através da revisão ou pesquisa bibliográfica de modo a analisar os problemas da educação no contexto guineense. Os resultados demonstram que a problemática no setor do ensino guineense tem a ver com as instabilidades políticas e militar que abalou o país ao longo de muitos anos; também a falta da transparência na gestão do bem público fez com o sistema se torne cada vez mais frágil e o ano letivo não consegue chegar o seu fim sem nenhuma paralização. Com isso, conclui-se que a evolução do sistema educativo guineense depende muito do engajamento do governo na criação das políticas educativas de qualidade para garantir um ensino de qualidade; o orçamento desse setor deve ser aumentado e, além disso, deve haver equilíbrio e a transparência na gestão do bem público.
Descrição: INSIGUÉ, Januário Manuel. Política de gestão educacional na Guiné-Bissau (2012 – 2019). 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2666
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JANUÁRIO MANUEL INSIGUÉ (2).pdf2021_mono_jmisingué.pdf.1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.